top of page

Epifania psicossomática


Epifania psicossomática? Calma, talvez o texto se explique. Ou não. Tive um surto transformador, o segundo de que nitidamente me lembro porque estava bem consciente. Assisti a um vídeo onde o cara falava das dores e doenças corporais como criações da própria mente. Até aí tudo bem, a psicossomática e outras tantas já tinham cantado essa pedra. Mas o sujeito colocou como ponto nevrálgico da questão, a raiva, a raiva não expressa, ponto. Numa ordem de importância, ele coloca a raiva não expressa na infância como a mais relevante, seguida da raiva causada pelo nosso próprio auto-aporrinhamento mental (cobranças de perfeição, de sucesso, beleza, gozo etc, etc) e por último, o stress. Esse, em geral, considerado a principal causa das queixas físicas, mas segundo ele, a menos importante. Enquanto eu ouvia o cara, a dor no meu braço direito (proveniente de uma hérnia de disco na cervical que isso e aquilo e etc e tal), parecia aumentar... Essa minha mente super sugestionável, graçasaosdeuses, se abalou com a teoria. Moral da história: Foi me dando um trem, foram chegando umas memórias antigas, de fatos nada agradáveis da minha infância, e nos quais, eu senti raiva, muita raiva, mas devo ter reprimido. Só sei que a raiva foi me tomando, e quando vi, tava berrando, estrebuchando, o corpo todo surtando... Importante dizer que meu observador interno tava atento, enquanto o corpo colapsava profundamente de raiva. Passado o clímax, pus-me a chorar, enquanto minhas mãos naturalmente iam me acarinhando por inteiro. Foi um troço louco e lindo! Passada a catarse, havia desaparecido a dor no braço e eu me sentia cheia de alegria e disposição!


E, à noite, não conseguia dormir, agitada, pensando na experiência. Foi quando então, tive outra epifania, essa elucidativa e redentora: consegui encontrar a solução para três grandes questões que eu carregava a alguns anos, e que me vieram assim, num lampejo. E eu ria, ria, achando graça de não ter encontrado aquelas saídas antes. Concluí, lembrando que a busca de sentido e significado é algo sempre pessoal, que aquele surto de raiva havia desentupido alguns canais bem importantes em mim.


Queridos leitores(as), não concluam que devam os senhores e senhoras agora também entrar em surto catártico. Nada disso! O que eu saquei, na veia, foi o poder da mente e do corpo também. A teoria fez todo o sentido pra minha consciencia e eu entrei na onda, afinal "é a consciência que dá significado ao mundo". Se criamos as doenças, e os senhores e senhoras tem todo o direito de não acreditar nessa abordagem, acreditem, temos o poder de nos transformar, seja do modo que for. Cada um vai descobrir sua forma de epifania curativa. O que importa, caríssimos, é encarar as emoções. Minha mente gostou desse caminho, acreditou nele. Pra outros nada disso fará o mínimo sentido, porque somos assim, diferentes, graçasaosdeuses.


Se você sentiu vontade de chorar e não chorou, teve vontade de gritar e não gritou e sei lá mais o que, pra onde vai tudo isso não expresso? No mínimo vira tensão, dor de cabeça! Tá cheio de meleca no nariz e ao invés de botar pra fora, joga pra dentro? Meleca, cocô, xixi, raiva, tem que sair, não entrar. Mas não concluam agora que devem os senhores e senhoras entrar no congresso espancando os parlamentares, botando a raiva pra fora (dá vontade né?) nem no seu chefe, amigo, filho sei lá. Nada disso! O outro não está no jogo, pelo menos nesse momento. Importa descobrir como escoar a emoção, sem sufocá-la. Uns vão correr, outros escrever, outros ainda dançar, estribuchar feito eu... Investigaê, no mínimo você se conhece melhor.

"A tarefa metafísica do homem consiste na contínua ampliação da consciência

em geral, e seu destino como indivíduo, na criação da consciência individual.

É a consciência que dá significado ao mundo".

Jung

Segue os links da entrevista de Jorge Pontual, pela Globo News, com o fisiatra John Sarno sobre o papel das emoções na criação das dores físicas, o pivô de tantas epifanias!

http://www.youtube.com/watch?v=VDgtXIaIB3U

http://www.youtube.com/watch?v=ZZeNQIxvZbc

http://www.youtube.com/watch?v=PAF0mMFMLzQ

Namastê

Anasha (set/2011)

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page